Vozes... da saudade. Saudade de que?

Não desejei senão estar ao sol ou à chuva -
Ao sol quando havia sol
E á chuva quando estava chovendo
(E nunca a outra cousa),
Sentir calor e frio e vento,
E não ir mais longe.

Uma vez amei, julguei que me amariam,
Mas não fui amado.
Não fui amado pela única grande razão -
Porque não tinha que ser.

Consolei-me voltando ao sol e à chuva,
E sentando-me outra vez á porta de casa.
Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados
Como para os que o não são.
SENTIR É ESTAR DISTRAÍDO.

Do excelentíssimo Fernando Pessoa em Vozes da Saudade...

Ao voltar da minha terra natal, com muita dor no peito, foi o que apaziguou-me o coração.
Ir ao contrário do desejo dos pais seguindo seu próprio... É PARA POUCOS.
E as histórias tão faladas por aí: "o filho quer ser músico mas o pai quer que ele seja médico."
Tal decisão pode gerar uma GRANDE decepção para...Ainda mais quando se lê nos olhos e no ABRAÇO NEGADO... e aí? o que fazer com isso?
Nada. Não há o que fazer. Não se pode negar a si. Como não ouvir seu próprio desejo?
A única coisa de que sei é que: Estou seguindo o meu. Até mesmo o fato de "querer ser psicanalista" vai ao contrário de muita coisa hoje em dia, já que vivemos em um mundo pós moderno -  contemporâneo onde existe POUCO ESPAÇO PARA A PALAVRA.
O discursinho que mais ouço: "vamos lá, tome uma fluoxetina para diminuir a ansiedade e pronto!".... O espaço á palavra é quase inexistente, e nós (que escutamos o S) temos que a toda hora fazer res-surgir o Sujeito do meio das cinzas ou do pó, quando nem mais cinzas existem. Você até pode tomar uma FLUOXETINA, AMITRIPTILINA ou seja qual for a medicação. Mas não se esqueça de que ESTA medicação não vai curar a causa. VAI?

Questiono-me: Que caminho LOUCO DESDE MEU DESEJO HEIM? Rs... mas é o que me faz FELIZ...

*Agradeço aos Médicos psiquiatras que dão lugar á palavra e encaminham seu paciente á análise. Acho (minha opinião) que isso só acontece quando o MÉDICO se reconhece como $ (SUJEITO BARRADO). - Tal reconhecimento inconsciente ou não.
SÓ ASSIM.


Enfim... Iniciei com Fernando Pessoa e naveguei ... mares que re-conheço, mares alheios...

Navegar é preciso.




Comentários

Postagens mais visitadas