A Falta, a psicanálise, o desejo, o sujeito, o que?

Bem, estava lendo o blogger de um psicanalista, este discorria sobre um tema que considero de extrema importância, e foi onde me remeti a uma lembrança de alguns dias atrás onde "me peguei" em minha própria análise. Como assim?
Vamos por partes, o tema da postagem do blogger era "psicoterapias e psicanálise", não delimitando abordagens psicológicas, mas tratando de explicar de maneira suscinta: o que é uma análise? foi isso que o autor fez e muito bem feito.
E o que ele explica é o que LACAN diz: "toda análise leva ao pior...", ou seja, no setting de uma análise o que se implica aí é o DESEJO; do sujeito faltante, este que busca, busca, busca e jamais será satisfeito. Diz Rafael e também algum autor que não me recordo o nome, que a falta é como um "oco" um "buraco" que temos e o desejo é este, este que nos leva a buscar "coisas" ou "situações" ou "situações que remetem a coisas" (rsrs), para tentar suprir esta falta que jamais será tamponada.
Bem aí entra a questão que me referia no início, me peguei falando em minha própria análise: "Mas o que eu quero afinal?", depois de falar (muito) daquilo que me faz(ia) sofrer e perceber que nesta minha fala, estava falando de um movimento ÚNICO que sempre me faz(ia) buscar, mas na verdade buscar o que? é como se eu cavasse o tempo inteiro e não chegasse a tesouro algum, apenas o desejo de concontrar algo ( preencher algo) pois em qualquer situação seja, solteira, casada, namorando, pobre ou rico; branco, negro ou cor de rosa, ou sei lá o que, vamos atrás de preencher a falta, a partir da nossa relação com o outro, como se o outro fosse o suposto ter, este outro das nossas relações. O Nosso amigo que vamos pedir um conselho supondo que ele seja o suposto saber, o nosso psicanalista como suposto ter a resposta de nosso sofrimento, nosso professor, nosso orientador, nossos pais e no final das contas quem tem o que? TODOS FALTANTES E NINGUÉM TEM A RESPOSTA QUE IRÁ SUPRIR O DESEJO, ninguém vai fazer calar o sofrimento que a falta nos causa.
A pulsão a partir da falta que faz o ser humano buscar, ser insatisfeito, eis aí o bonito do sintoma como dizia eu para uma amiga, tão bonitinho que não vivemos sem ele e choramos com ele!
Em uma análise nos deparamos com tudo isso, que não é nada fácil, não! não é! você dizer a si mesma (o): "poisé, sou uma insatisfeita" "poisé, sou imperfeito" "faço isso e aquilo pois na verdade me sinto inferior" "tenho tais atitudes pois me sinto rejeitada(o)...".
Isso dói, o caminho de uma análise realmente não é para qualquer um é como se observar em um espelho sem maquiagem após uma noite mal dormida; ver cada ruga, cada olheira e imperfeições que nunca jamais tinha sido visualizada.
E a partir de então, conseguir organizar-se a partir daquilo que és e sente, a partir do desejo fazer escolhas, escolher e dar conta de si mesmo, e desamaranhar o grande emaranhado de confusão que existe em nosso Inconsciente. Pois nos agarramos ao nosso sintoma, e não vivemos sem ele, até um certo dia...
Um dia em que caminharemos de uma forma, entendendo que tudo o que realizamos é para tentar tamponar a falta que jamais será tamponada, é se haver com a impossibilidade de ser tudo, de querer tudo, de poder tudo!
De uma maneira muito resumida, acho que é por aí...

"SIM! SOU FALTANTE...e a partir desta falta que me faz desejar e buscar, faço isso ou não? continuo a caminhar neste caminho ou não? , qual decisão tomar?"

Escolher fazer diferente daquilo que o sintoma IMPÕE (ou não) arcando com as possíveis frustrações e consequências, pois todo sujeito tem um ganho secundário a partir do seu sintoma.
É, doloroso, mas penso que a (re)organização psíquica que acontece e a maturidade que se alcança isso compensa!!
Viver melhor dentro de suas possibilidades.

Comentários

  1. Uns pensam que insatisfação é o mal
    Eu penso que sem ela não seríamos nada
    Sim... Angustia, é quase cruel essa busca
    Mas ao mesmo tempo ela desenvolve, enlaça, nos faz,
    E refaz
    A vida nada mais é que a arte de se reinventar
    Como mudar sem a consciência do antes?
    Ou como manter sem o medo do novo?
    Somos ambíguos na luta
    Entre saber quem somos e frustrar
    Ou manter quem mentimos por prazer.
    Loucos? Melhor assim
    Quero esse quebra cabeça pairando sobre mim eternamente
    Isso me faz sentir vivo.


    Seus textos me tiram do eixo
    E isso se chama: ARTE.
    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  2. É, acho que é melhor assim não? rsrs... o que seria do ser humano sem esta busca? sem o desejo? sem a possibilidade de reinventar a nossa história e o que somos?

    Obrigada por estar sempre por aqui meu amigo!
    Que meus textos sempre ocasionem questionamentos para ti assim como os teus sempre trazem questionamentos para mim.

    BEIJOS MEU QUERIDO!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como funciona o grande Outro e a falta do grande Outro na adolescência? desde já obrigado. Belo texto para uma racionalização.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso texto! Encantada com a maneira que você usa as palavras. Continue sublimando...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas